VALOR DA RESPONSABILIDADE SOCIAL PARA AS EMPRESAS
O presente relatório visa enfatizar a relevância da Responsabilidade Social Empresarial - RSE: Atitude que agrega valor à marca.
Case escolhido
Empresa: Robert Bosch Ltda.
Prêmio ABERJE [1] 2007.
Categoria: Responsabilidade Histórica e Memória Empresarial.
1. INTRODUÇÃO
Por mais que possa se mostrar como grande desafio, o competitivo cenário global contemporâneo exige das organizações comerciais e sociais uma postura cada vez mais ética, responsável e transparente frente aos diversos públicos com os quais se relacionam, assim como com os ambientes nos quais estão inseridas, buscando minimizar impactos socioambientais, e otimizar, de forma sustentável, o emprego de recursos naturais, econômicos e financeiros.
Entende-se por Responsabilidade Social como sendo, segundo Ashley (2006, p.6), a “responsabilidade daquele que é chamado a responder pelos seus atos face à sociedade ou à opinião pública... na medida em que tais atos assumam dimensões ou conseqüências sociais”.
De forma mais abrangente, RSE – Responsabilidade Social Empresarial
é a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais (INSTITUTO ETHOS).
Como apontado por Ribeiro Neto (2008, p.191), não há uma norma consensual sobre o assunto. Porém, para fins de certificação, duas normativas aceitas internacionalmente, e uma nacional elaborada pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas referenciam as organizações que desejam implantar um Sistema de Gestão de Responsabilidade Social. São elas:
I. AS 8000 elaborada pela Social Accountability Internacional - SAI (Responsabilidade Social Internacional);
II. ABNT NBR 16001 elaborada pela ABNT;
III. ISO 26000 em desenvolvimento pela International Organization for Standardizaton - ISO (Organização Internacional de Normalização).
A norma AS 8000 enfatiza relações trabalhistas, e busca garantir condições ideais mínimas de trabalho. As normas ABNT 16001 e ISO 26000 são mais abrangentes, abraçando o conceito de desenvolvimento sustentável.
Conclui-se então que, Responsabilidade Social é atitude coerente e efetiva adotada pelas empresas no mundo moderno, no que diz respeito ao seu posicionamento frente a seus múltiplos públicos presentes e futuros, gerindo processos conjuntos, contínuos e responsáveis rumo à sustentabilidade. Responsabilidade Social não deve ser confundida com Filantropia. Esta última refere-se tão somente a ações pouco profundas e episódicas de auxílio.
2. A EMPRESA BOSCH
A empresa foi fundada em Stuttgart, Alemanha, em 1886, por Robert Bosch. O Grupo Bosch está presente em 500 países, contando com aproximadamente 271 mil colaboradores. Gerou, em 2007, um faturamento de 46,3 bilhões de euros nos setores de tecnologia industrial, bens de consumo e tecnologia de construção. No Brasil, emprega mais de 13.500 pessoas e apresentou faturamento líquido da ordem de R$ 5 bilhões. A principal integrante do Grupo na América Latina é a Robert Bosch Ltda, estabelecida no Brasil desde 1954, onde mantém 4 unidades fabris em Campinas (SP), Curitiba (PR) e Aratu (BA), empregando cerca de 11.200 funcionários. Em 2007 apresentou faturamento líquido da ordem de R$ 4 bi. [2]
2.1 RESPONSABILIDADE SOCIAL NA VISÃO DA BOSCH
Responsabilidade Social Empresarial na visão da Bosch é utilizar de práticas cujos objetivos não são apenas reduzir os problemas sociais, mas contribuir para o desenvolvimento econômico sustentável, através da condução dos negócios de tal forma que a empresa se torne um agente de evolução social, suprindo as demandas atuais e futuras, desde a concepção de seus produtos até a sua utilização pelo consumidor final, contemplando a cadeia de suprimentos, o processo industrial, a gestão dos colaboradores e o atendimento ao cliente.
Todas as decisões empresariais e o relacionamento com seus diversos públicos devem ser baseados em valores éticos, respeito às exigências legais e ao meio ambiente. [3]
3. CENTRO DE MEMÓRIA BOSCH
Fases para a criação do Centro de Memória Bosch:
I. Planejamento;
II. Exposições;
III. Criação de galeria de fotos;
IV. História do Salão de Automóvel;
V. Criação de um banco de dados disponibilizando informações sobre a história da organização no Brasil.
I. PLANEJAMENTO
Foi dado início no ano de 2003 com as seguintes fases:
· Diagnóstico de acervo;
· Mapeamento de documentos;
· Higienização, mecânica e acondicionamento de documentos;
· Realização de pesquisas históricas para avaliação do grau de influência da Empresa no mercado brasileiro;
· Entrevistas temáticas;
· Depoimentos orais de colaboradores internos e externos;
· Exposições temáticas permanentes e itinerantes.
Foi observado o reconhecimento, a valorização e a importância que a empresa denotou a seus colaboradores internos, quando acolheu as muitas sugestões de temas para a criação do centro de memória, e quando publicou, com destaques em sua principal revista interna, diversos depoimentos de seus principais e mais antigos funcionários.
II. EXPOSIÇÕES
Foram implementadas mostras permanentes e itinerantes:
· 2004 - Bosch 50 anos de Brasil: permanente e itinerante;
· 2005 - 45 anos de Aprendizagem Bosch SENAI: itinerante;
· 2006 - O Universo Bosch no Brasil: permanente e itinerante.
As exposições foram abertas aos colaboradores internos e visitantes, a fim de sensibilizar os vários públicos quanto à contribuição da empresa para a evolução industrial e tecnológica do País.
III. CRIAÇÃO DE GALERIA DE FOTOS
Foi criada uma galeria com fotos em preto e branco, de todos os presidentes da Bosch do Brasil, desde 1954 a 2008.
IV. HISTÓRIA DO SALÃO DO AUTOMÓVEL
Na primeira edição do salão do automóvel, em 1960, a Bosch já estava presente, mantendo-se fiel ao evento até os dias de hoje. As informações colhidas mostram que a empresa acompanhou a evolução do setor automobilístico brasileiro.
V. CRIAÇÃO DO BANCO DE DADOS
Um amplo e complexo banco de dados - BOSCHDOC, foi organizado e estruturado com inúmeras informações sobre a companhia. Encontra-se disponível no site da empresa para consultas e downloads em diversos formatos digitais:
· Audiovisual; História Oral; Fotográfico;
· Objeto; Gráfico; Textual.
A navegação é livre, bastando apenas realizar um simples cadastro online, para ser gerado um nome de usuário e uma senha para entrar no sistema de forma segura e personalizada, e ter acesso ao catálogo de documentos. Para conhecer o site, os endereços eletrônicos são:
http://www.bosch.com.br/centrodememoria/cm/Index.asp
ou http://www.institutorobertbosch.org.br/
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Preservar a memória organizacional significa fortalecer a cultura da empresa, sua missão, sua identidade, seus símbolos e sua trajetória; seus valores, suas raízes sistêmicas de conhecimentos, tecnologias e crenças.
Promover ação dessa natureza contextualiza a empresa no cenário político, econômico, social e histórico do ambiente onde está inserida.
Analisada pela ótica de um instrumental diferencial e estratégico de competitividade, por meio da utilização de ferramentas de comunicação adequadas, de massa ou dirigidas, a organização pode obter maior credibilidade e reconhecimento dos vários públicos com os quais se relaciona, e o fortalecimento de suas relações mercadológicas locais e globais.
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ASHLEY, Patrícia Almeida. Ética e Responsabilidade Social nos Negócios. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2006.
INSTITUTO ETHOS. Disponível em http://www.ethos.org.br. Acessado em_ 10/set/2008.
INDICADORES ETHOS 2008. Disponível em_ http://www.ethos.org.br/docs/conceitos_praticas/indicadores/download/. Acessado em 12/set/2008.
RIBEIRO NETO, João Batista M.; TAVARES, José da Cunha; HOFFMANN, Silvana Carvalho. Sistemas de Gestão Integrados: qualidade, meio ambiente, responsabilidade social, segurança e saúde no trabalho. São Paulo: Senac São Paulo, 2008.
ROBERT BOSCH LTDA. Disponível em http://www.bosch.com.br/. Acessado em_ 12/set/2008.
[1] ABERJE - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial
[2] Fonte: Robert Bosch Ltda. Disponível em http://www.bosch.com.br/. Acessado em 12/set/2008.
[3] Fonte: http://www.bosch.com.br/br/responsabilidade_social/index.html.
segunda-feira, 15 de setembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário